sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Canto Nativo

Paisagem, por Aldemir Martins (-2006), AST.

 
 
 
 
 
Paisagem,
por Aldemir Martins
(CE 1922- SP 2006), AST.


 
 
 
 
 
Quando eu morrer,
você rasgue um pedaço deste céu
E faça dele a minha mortalha.
Quando eu morrer,
você cave um torrão de terra virgem
E faça dele o meu travesseiro.
Quando eu morrer,
você arranque o Cruzeiro do Sul
E faça das estrelas meus círios.
……………………………………………………………………..
Quando eu morrer,
você corte um ramo de pitangueiras
E cruze, sobre ele, as minhas mãos.
Quando eu morrer,
você plante sobre a minha sepultura
uma palmeira de ouricuri.
………………………………………………………………………
Quando eu morrer,
você diga aos que perguntarem por mim
Que eu morri como nasci:
Brasileiro,
Brasileiro,
Brasileiro. 

Jaime d’Altavila, pseudônimo de Anfilófio Melo (AL 1895-1970),
formado em Direito, novelista, cronista, poeta, ensaísta, historiador.
Fundador da Academia Alagoana de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário