terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em Vida...

"Deus permita que eu esteja vivo no dia de minha morte."
(Winnicott)

É bem possível que, neste instante, olhos atentos queiram desnudar-me e alvejar-me com lanças que toquem meu coração e o façam calar.
É bem possível que, neste momento, haja um ladrão à minha espreita, ansioso por furtar-me os desejos mais recônditos.
É bem possível que, neste instante, uma guitarra portuguesa embriagada de tanta solidão dedilhe as notas derradeiras da trilha sonora que não me coube.
É bem possível que, neste momento, um cataclismo, um furacão e um terremoto enfurecidos me lancem pelos ares e espalhem pedaços meus pelo mar.
Neste momento de desolação, é bem possível que nada valha a pena, que pouco me reste, que nada seja permitido, que tudo se perca nos vãos do esquecimento.

Entretanto, neste mesmo instante (pois tudo n'alma acontece ao mesmo tempo), uma estrela talvez brilhe no céu escuro e eu sinta (ou finja) que ela me sorri ingenuamente.
Então, neste momento, é bem possível que um anjo lindo, de cabelos bem encaracolados, desnude-me e brinque comigo como nos meus tempos de quintal.
É bem possível que, neste momento, o amor me desperte de sonhos confusos e traga os castelos roubados no tempo da minha inocência.
É bem possível que, neste momento, eu componha uma modinha bem simples, de estrofes fáceis e notas alegres, que me faça chorar de felicidade e saudade.
É bem possível que, neste momento, o sopro divino me lance no ar e me faça voar livre e despido de tudo aquilo que não me serve e que, por isso, me ornamenta.
Neste momento de sonho possível, é bem provável que alguém chegue e me resgate da melancolia que me consome, tranquilize meu coração inquieto, não permita que a morte me devore e me devolva novamente a Deus.

E assim, no meio de tudo que me acomete o tempo todo e a qualquer hora, poderei brincar com meus sentimentos e minhas palavras.
Poderei, enfim, fazer das palavras que conheço e me servem as peças que se encaixam nos sentimentos que me excitam.
Assim, os sentimentos poderão ser refletidos por palavras encantadas, que transformam a mim e minha existência na mais santificada das poesias.
Carlos Villarruel
3.9.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário